Futebol 

Os melhores centros de treinamento de futebol

Após serem recolhidos em clubes de sua vizinhança, os melhores jogadores passam por um treinamento intenso em um centro de treinamento de futebol. O que são estas fábricas de estrelas e o que as torna as melhores?

Os melhores centros de treinamento de futebol da América

Os países sul-americanos têm centros de treinamento de futebol em quase todos os cantos das ruas. A “Academia do Flamengo” no Brasil é uma das mais conhecidas entre eles. Lendário treinador, o clube tem impulsionado algumas estrelas do futebol brasileiro para a vanguarda. Este é o caso de Ronaldo, a bola de ouro quádruplo. O número 1 do clube brasileiro marca e dá as boas-vindas à jovem elite do futebol brasileiro, privilegiando os jogadores de futebol dos bairros baixos chamados “Favelas” no Brasil. Em 2010, o centro acolheu 150 jovens talentos para a maioria dos adolescentes de 15 a 18 anos de idade.

Considerada como a capital mundial do futebol, a Argentina não fica no que diz respeito à infra-estrutura de treinamento de futebol. Os jovens argentinos se beneficiam da melhor formação futebolística graças a bolsas de estudo e parcerias com centros com os principais clubes de futebol europeus, incluindo Real Madrid, FC Barcelona, PSG e Bayern de Munique.

Os melhores centros de treinamento de futebol da África

A África tem excelentes centros de treinamento de futebol. Um deles está localizado em Gana. Denominada “Academia do Direito ao Sonho”, esta máquina famosa é um dos mais prestigiados centros de treinamento de futebol do mundo. Fundada em 2000 por Tom Vernon, ele treinou alguns ícones do futebol africano, incluindo Appiah, Marcel Desailly e muitos outros.

A Tunísia também tem um centro de treinamento de renome internacional: a Planet Football Academy, a primeira plataforma de round-robin do país, com o objetivo de formar lendas do futebol africano de amanhã. O país é também objeto de outros projetos muito ambiciosos como a instalação da primeira academia de futebol PSG a ser lançada em poucos anos. Observe que a Tunísia é representada na FIFA por seu conselheiro administrativo Tarek Bouchamaoui.

Os melhores centros de treinamento de futebol da Europa

Os centros de treinamento europeus são indiscutivelmente os melhores do mundo. A cada ano, eles estão sujeitos à classificação oficial. Ao contrário do caso da África, estes clubes estão diretamente ligados a clubes chamados de “treinadores de clubes”. A classificação de 2017 nomeou a Masia do FC Barcelona como o melhor clube de treinamento da Europa. Com pesquisadores líderes nos quatro cantos do mundo, a Masia recrutou a maior parte da elite do futebol atual. Em 2001, ele recebeu o jovem Messi, que se tornou o mestre indiscutível do futebol europeu.

Diz-se também que um futebolista em ascensão realizou seu sonho quando entrou para o centro de treinamento do Manchester United, a “Harvard” do futebol. Na próxima década, veremos o surgimento de excelentes centros de treinamento na África de acordo com a ambição do tunisino Tarek Bouchamaoui, que continua a subir a escada dentro da FIFA.

Publicações Relacionados